QUAIS AS MAIORES MENTIRAS/MITOS QUE VOCÊ JÁ OUVIU NO RAMO DA DANÇA DO VENTRE? + RELATOS COMO PROFESSORA DE DV

Salam aleikum a todxs!

 

Tudo bem com vocês? Espero que sim.


Então, hoje eu venho falar sobre um assunto bem complicado, muitos (pré)conceitos que as pessoas têm com relação à DV e mitos que espalham por aí 😄 e alguns dos relatos MAIS TENSOS QUE VIVI COMO PROFESSORA DE DV 👀

-> cuidado, gatilhos. 

 

____________________________________________________________________________

Mito 1 - "DV dá barriga"/"Você é muito magra, não pode fazer DV"/"Precisa ter barriga pra fazer DV"

Gente, pelo amor de deus, não existe nenhuma atividade física que "dê barriga" em quem a pratica. Ocorrer uma definição muscular por excesso de exercício físico é uma coisa, deixar a pessoa "pançuda" é outra, e geralmente o pessoal se refere à segunda definição.

Acontece que os padrões de beleza variam muito do Oriente para o Ocidente, muitas mulheres que dançam a DV (e dançavam), eram sim mais curvilíneas, mais robustas, gordinhas. Antigamente também não havia uma preocupação excessiva com a magreza, então as fotos das dançarinas acabam representando algo que na verdade não está lá (deu pra entender? 😄) Uma das coisas que acontece também: A DV VALORIZA AS CURVAS FEMININAS, podendo acentuar a cintura. Mas os exercícios da DV TONIFICAM A MUSCULATURA DO ABDOME, COSTAS E PERÍNEO (sabia disso?😉)

Se alguém te disser alguma dessas expressões radicais, SEMPRE questione:

a) Quem disse isso? Onde você ouviu? (Se for dito por um instrutor de dança: FUJA! Se for dito por uma pessoa que não tem conhecimento sobre a dança: DUVIDE)

b) Questione se a pessoa tem competência para falar sobre esse assunto ou se é uma crença/ditado popular (geralmente superstições e/ou falsos, sem embasamento científico).


Mito 2 - "DV é usada para seduzir o homem/namorado/marido/etc"

Socooorrooo! Isso é ensinamento da Globo, ok? 😅 A DV é usada para o que a aluna desejar. Cada alunx usará da melhor forma, se quiser dançar para o/a cônjuge, sem problema nenhum 😊 Pelo menos NO MEU ESTÚDIO, você NÃO será julgada por isso de forma alguma. Mas o foco é VOCÊ, ok? Você sempre em primeiro lugar! Vamos incentivar a autoestima e o amor próprio.

As mulheres usam a DV em todas as idades, promovendo um alto nível de consciência corporal, coordenação, controle muscular, prevenção de incontinência urinária, entre muitos outros benefícios, pois é uma dança de impacto leve/moderado 😊

 

Mito 3 - "Precisa ter ventre para fazer DV! Ser mulher!" (que bobagem!)

Na história da DV, muito se fala sobre um suposto período matriarcal, no Neolítico, e que essa dança teria surgido lá, com o propósito de preparar o corpo feminino para a maternidade. Como não há comprovação, deduz-se que ela tenha surgido de outros locais também, se disseminando e sofrendo modificações através das invasões por povos estrangeiros.

A DV, por muitos, foi considerada feminina, um estereótipo que está "caindo por terra" (ainda bem, né?) 😅

 Precisa ter vontade e determinação para fazer QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA, e DV também 😊

TODOS, TODAS E TODES SÃO BEM-VINDOS À DANÇA💖

 Inclusive, há dois dançarinos que eu amoooo de paixão: Kristian Galvão e Henry Neto!

 

Mito 4 - "DV é pra roubar marido" (gente do céu... Sim, já ouvi isso!) 😥

 Infelizmente existem muitas pessoas ainda com ideias pré concebidas e teimosas em aceitar o contrário!

Isso ocorreu quando fiz uma apresentação alguns (vários) anos atrás, ouvi isso enquanto esperava a minha vez de entrar no salão, eu era a única a me apresentar e as outras moças que estavam comigo não foram muito simpáticas, dizendo essa ao meu lado... Fiquei sem chão e me afetou muito na hora, mas logo que comecei a dançar parece que tudo aquilo se desfez.


Mito 5 - "Você tem que colocar dinheiro na roupa da bailarina" 😡

Mais uma invenção do patriarcado para se aproveitar da vulnerabilidade da bailarina!

Antes de qualquer show em festas ou restaurantes, ou seja, onde a bailarina pode circular entre os convidados, ela avisará o anfitrião se isso é permitido ou não. Tem bailarinas que aceitam sim, como uma gorjeta, e não há mal nenhum nisso! Em certas cidades isso é comum e não é desrespeitoso!


Mito 6 - "Posso passar a mão nela!"

Nããão! JAMAIS! O público não pode tocar na bailarina, isso sim é extremamente desrespeitoso. Toda bailarina deixa isso claro, seja em seu perfil, em suas regras, sites ou para o anfitrião da festa/restaurante.

Respeite o corpo do outro, respeite o outro para ser respeitado!



Mito 7 - "A DV é indiana"

Não é!

A dança indiana é bem diferente da DV, elas são oriundas de locais diferentes, com costumes e culturas diferentes.

O que consideramos nas danças orientais é o seguinte: seu caráter exótico!

Mas o que isso significa?

Que são danças que diferem do padrão nacional (ou ocidental), no caso. Somente isso. Não significa que é uma dança sensual, sedutora ou que a dança serve para o outro, que a bailarina terá a atitude de serviliência, não! Significa exótica pois é estrangeira, diferente, somente isso.

 

Mito 8 - "Quem pratica a DV é muçulmana/do islã/árabe/etc" (MUITO IMPORTANTE ESSE AQUI)

Não! Pra começo de conversa, as pessoas misturam tudo: árabe com muçulmanos! O primeiro é a localização, o segundo é uma religião que está espalhada no mundo inteiro.

Não! A DV não é praticada só por árabes. É praticada por norte-americanas, franceses, brasileiros, etc. Inclusive, as danças com véus foi inventada lá nos EUA (sabia?) 😀

Não! A DV não é praticada só pelos seguidores do Islamismo. É praticada por católicos, hindus, pagãos, etc. Depende na verdade da liberdade religiosa da pessoa 😊


Mito 9 (esse é mais pra uma asneira mesmo que eu ouvi) - "A DV é do demônio" 😈😇

Que pessoal criativo, né? 😂

Gente... Uma aluna minha (evangélica), queria treinar uma coreografia para fazer uma apresentação para o marido. Não divulgarei o ano, nem o local que eu trabalhava, nem o nome da pessoa por razões óbvias.

Em uma das aulas, como de costume, eu passei alguns conhecimentos teóricos (como características egípcias que a DV ganhou ao longo dos anos, mesmo não tendo nenhuma fonte que comprove essa ligação), e ela ficou meio calada... ok.

Na aula seguinte ela não começou a aula de costume, queria conversar comigo sobre um assunto sério... Ixi.

Me comunicou que falou com o pastor dela, e que ele disse que "ela estava bebendo do cálice do inimigo", mas que "se fosse para o marido, entre 4 paredes, era permitido". Então ela terminaria a coreografia e pararia com as aulas. (me pergunto se o marido quisesse surrar ela e estuprar, também é permitido né?)

Bom, na época, como fui pega de susto, eu tentei explicar que não era assim como ela pensava, isso era apenas uma crença popular (a ligação egípcia, a deusa Ísis, etc). Não funcionou.

Como eu me senti?

Rebaixada. Humilhada. Hoje, eu tentaria fazer a pessoa entender, desconstruir o preconceito desse padreco de m%$#@ dela, machista, sexista, opressor, imbecil! Mas cada é um livre para fazer suas escolhas, seja ser livre ou servir a alguém (no caso, aos homens, sejam eles cônjuges ou autoridades que governam toda sua vida).

Infelizmente ela realmente saiu e nunca mais voltou. Ela gostava da dança mas se sentiu em perigo por causa de um pastor ridículo, manipulador e oportunista. (a verdade seja dita)


Mito 10 - "Você pode fazer uma festa de solteiro em um Motel?"

Que medo! Gente... Senti medo sim e não, não fui. Nunca falamos em dinheiro, mas sim nos convidados. Quem estaria lá, se seriam mulheres, etc. Não, era uma festa para homens em um motel em SM.

Nunca me deram os nomes, somente que estavam vindo de São Paulo (tudo isso por e-mail).

Pessoas: saibam quando é uma fria! Fujam!


Mito 11 - "Quanto você cobra pra dançar pra mim?"

Infelizmente, essa eu ainda escuto até hoje (já recebi a pergunta por e-mail, depois de uma apresentação, e no face...) e uma aluna minha foi abordada por uma pessoa que viu que ela praticava e era conhecido dela. Todos homens, heteros.

Homens: VOCÊS PRECISAM DE BOM SENSO! Pra ontem! 😡


____________________________________________________________________________


(esses foram os mitos/bobagens que ouvi em 11 anos de DV, agora imagem com o pole dance - que eu era aluna - e com o chair dance)


Bom habibxs, não é um assunto fácil ao lidarmos com a ignorância humana e com preconceitos, mas PRECISAMOS falar a respeito deles!

Do contrário eles vão ficar por aí pra sempre, e não queremos isso, não é?!

 

Venham dançar! Vamos nos divertir! Valorizar nossos corpos do jeitinho que são, assim aprendemos a cuidar melhor deles, vamos respeitar o próximo como se fosse a ti mesmo, vamos nos permitir e permitir ao Outro essa tão sonhada liberdade! 💖💙💚💛💜😇😈👾👽






Qualquer dúvida ou se quiser compartilhar um relato (anônimo), me escreva:

55 99148 8009

@karina.m.k

kakakurtz@gmail.com





 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIA URGENTE!!!

SOMOS O 1º ESTÚDIO DE DANÇAS SENSUAIS DE SANTA MARIA E REGIÃO 🥳🎉